segunda-feira, janeiro 31, 2011

Post da Vivi - Sabor saúde


Olá meninas!

Estava lendo a revista Saúde desse mês, e encontrei uma reportagem super interessante, sobre uma das frutas que mais gosto. Ela é saborosa, e nos brinda com sua presença nos supermercados no início de cada ano. Tem cara de Brasil, mas é de origem asiática, chegou em terras tupiniquins trazida pelo portugueses em 1700. Boa sozinha, direto do pé, geladinha ou como suco, nossa estrela de hoje é a Manga.

Difícil alguém que não goste do sabor doce dessa fruta, e para quem não aprecia os vários tipos de manga que temos por aí, vou dar alguns motivos para quem sabe, começar a experimentá-la em pratos como, salada de rúcula com tomate cereja, mussarela de búfala, lascas de parmesão e claro pedaços da fruta, hummm, delícia!

A manga é um alimento rico em polifenóis, um antioxidante que combate os radicais livres e consegue provocar a morte de células tumorais. Um estudo feito em uma Universidade dos Estados Unidos, mostra que a fruta é benéfica contra tumores de pulmão, próstata e até leucemia. Mas o maior efeito é na prevenção dos cânceres de mama e cólon, isso porque a maioria dos polifenóis não é absorvido pelo intestino delgado, assim alguns chegam ao intestino grosso, modulando sua fibra, por isso contribuem para reduzir o risco de câncer de cólon.

No caso do câncer de mama, primeiro os polifenóis evitam que os radicais livres provoquem danos ao DNA, caso isso não seja possível e ocorram estragos, eles aceleram o processo de regeneração do DNA, por fim, se for inevitável, os polifenóis provocam a morte da célula defeituosa, e não causam nenhum problema às células que ficaram sadias.

Se mesmo assim você ainda não está convencida de que essa fruta é um alimento mais que saudável, fique sabendo que a manga ainda tem vitaminas A e C, que juntas garantem equilíbrio para o ano e por toda a vida. A vitamina A fortalece o sistema imunológico por produzir células de defesa, além disso garante a saúde da visão, mantém a saúde da pele, previne o aparecimento de acne e ajuda na cicatrização de feridas. A vitamina C é antioxidante, aumenta a absorção de ferro e contribui para formação de colágeno, proteína fundamental para a elasticidade da pele. Cada 100 g,ou seja, meia manga, possui metade da nossa necessidade diária de vitamina C.
 
Há vários tipos da fruta:

Tommy Atkins - tem cor laranja-amarelada. Sua polpa é firme e suculenta, com teor médio de fibras. É a variedade mais produzida no mundo. Tem 51 calorias.

Palmer - é grande, alongada e com casca alaranjada. Quando madura fica mais vermelha, tem polpa firme, nada fibrosa e de aroma suave. Tem 59 calorias.

Haden - tem casca fina e lisa, além de uma coloração que vai do amarelo ao vermelho brilhante, a polpa é amarelo-escura e  pobre em fibras. Tem 64 calorias.


Rosa - é original de pernambuco, possui casca espessa e a polpa é amarelo-ouro. Tem pouca fibra e rende bem para o preparo de sucos. Fornece 70 calorias.


Se quiser diminuir as calorias, ou não saboreá-la inteira, é só colocar a manga em sucos, drinques e como eu já tinha dito, saladas. Se for fazer o suco da fruta, melhor não coar (por causa das fibras) e consumir logo em seguida, para desfrutar todos os benefícios de que ela dispõe.

Vale a pena adicionar ao cardápio um alimento tão saboroso e ao mesmo tempo saudável. Mais importante que estar no peso ideal, ou ser uma modelo "plus size", é ter saúde, saber incluir na dieta alimentos que nos tragam benefícios para toda uma vida.

Beijo,
Vivi

fonte: Revista Saúde, jan/2011, reportagem Sabor de Manga
fotos: pesquisa Google

Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.

Comente!

23 comentários:

Nathy disse... [Responder comentário]

Adorei o post!! Eu adoro manga, principalmente a Palmer!! Agora tô mais traquila, por ela não ser tão calórica!!! Vou comer sem culpa agora!!

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Nathy Vc viu quantos benefícios Nathy, e é menos calórica que imaginávamos. Bjo

Unhas pintadas e cia disse... [Responder comentário]

Ameiii o post =)
amooo me cuidar me alimentar direito =)

Beijoooo
Monique
@mcreiii

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Clube da Nécessaire disse... [Responder comentário]

Ai Vivi!

Vc não sabe como isso triste! Sabe quanto que é uma manga por aqui? Uma simples manga (e pequena viu, elas são do tamanho de uma laranja por exemplo, ou até menor) ! Cerca de R$7,00 (se converter para Real!) Vc acredita nisso? A gente tem que passar vontade mesmo menina, é fogo!!

Mas o post está super informativo!!!

Um beijo,

Amanda

Nanna Angel disse... [Responder comentário]

Nossa...eu amoo manga...e sabendo de todas essas coisas então...aii delicia.

Beeijos

www.nannangel.com

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Unhas pintadas e cia o melhor Monique é que manga é uma delicia, rs. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Clube da Nécessaire Amanda que absurdo esse preço, mas olha, vou falar, se tiver com muita vontade, compra uma e come como se fosse a última, lembrando ainda dos benefícios que ela vai causar, rs. Bjinho

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Nanna Angel delicia né Nanna, mas não vai abusar hein, rs. Bjo

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse... [Responder comentário]

Vivi, eu tenho maior preguiça de frutas apesar de gostar rsrsrsrs, mas a manga é uma das minhas favoritas, principalmente a rosa e a espada que é mais difícil encontrar, amooooooooooooo.Qdo compro no sacolão eu corto e coloco na geladeira senão esqueço de comer hahahaha, meninas e como faz bem hein?Adorei o post, bjs, Va.

May disse... [Responder comentário]

boas dicas, amo manga sempre to comendo e não sabia dessas coisas

bjs

Amandinha disse... [Responder comentário]

Viviiiii
Eu sou meio enjoada com frutas, viuu
Não gosto mto de manga naooooo
Bjs
Amanda

Airomar Leal disse... [Responder comentário]

ai eu amo maga!!!adorei o post.
bjs

Clara Miranda disse... [Responder comentário]

Adoro manga!
Minha segunda fruta favorita (só perde para a praticidade da banana)!
Faltou aqui a mais saborosa de todas: a manga espada!
Na casa dos meus pais tinha um pé enorme e eu ansiava para chegar novembro e o pé ficar cheio!!
Beijinhos!

Héstia disse... [Responder comentário]

Vih, eu já gostei mais de frutas! Porque será em? Quase não chupo uma manga e quando compro são aquelas espadas..

Marília Alves disse... [Responder comentário]

Vivo comendo manga e nem imaginava que ela fazia tão bem assim, agora é que meto a cara nela mais ainda.

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Bonequinha de Luxo Va tenho preguiça de salada, de fruta não. Ai essa coisa de lavar folha por folha, hummm, não gosto não, hahaah, mas me policio, porque sei que as folhas tbém são ótimas pra saúde. Agora manga, sem comentários né, além de deliciosa, ótima para o organismo. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@May obrigada linda. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Amandinha não acredito, nem numa saladinha caprichada? tenta vai. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Menina Fina Eu tbém, hahaha. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Clara Miranda hum, a espada é aquela que vc chupa embaixo do pé e fica com o dente todo cheio de fiapo né, hahaha, delicia, lembra meus dias de infância. Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Hestia Nossas preferências vão mudando mesmo né Hestia, mas tem muitos outros alimentos que fazem tão bem a saúde quanto as frutas. Bjão

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Marília Alves pode comer sem medo Marília. Bjo

Camila Monteiro disse... [Responder comentário]

Ai nossa esse post me deu agua na boca... haahahahahaha
Amooo manga e agora sabendo todos esses beneficios me deu até mais vontade!!!! rs

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by