segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Post da Vivi - O sal muito além do salgar


Olá meninas!
Uma curiosidade muito legal que li esses dias em uma revista e pensei logo em dividir com vocês, foi com respeito às atribuições do sal. Descobri que ele vai muito além do simples ato de salgar alimentos, onde aliás pode-se dizer insubistituível, tem também poder de desidratação, isto é, absorve a umidade, e com isso pode ser considerado um aliado de qualquer dona de casa (quando eu digo “dona de casa”, quero dizer todas as mulheres que em algum momento de seu dia ou de sua vida, tem que cuidar do lar onde mora, ou do quarto onde dorme) no combate a larvas de insetos, mofo, chulé e até relaxar o corpo depois de um dia pesado de trabalho.

Vou mostrar algumas receitas que li nessa matéria e depois disso, o sal nunca mais vai ficar guardado no saleiro da sua cozinha esperando os horários do almoço e do jantar.

- Fim dos mosquitos: as poças que ficam embaixo do escorredor de louças e em outros cantos da pia, são ideais para mosquitos inclusive o da dengue depositarem seus ovos. Se secar a pia não faz parte da sua rotina diária, polvilho sal nesses locais para matar as larvas.

- Cores vivas nas roupas: a água é um solvente universal, portanto, sempre que lavamos uma roupa preta ou colorida com água pura, ela tende a desbotar os tecidos, mas colocando sal na água, esse processo é bloqueado quimicamente.
Dissolva sal na lavagem e no enxague das roupas pretas e coloridas, na proporção de 1 colher (sopa) para cada 10 litros de água.

- Xô chulé!: para manter sapatos de todos os tipos livre de mau cheiro, odores, espalhe um pouco de sal dentro deles, logo após usar, ele estereliza e absorve a umidade evitando a proliferação das bactérias responsáveis pelo chulé.

- conserve eletrônicos: um pratinho com sal grosso, perto de televisão, computador, dvd etc., absorve a umidade e proteje os aparelho de oxidação, mas lembre-se de trocar o sal sempre que ele formar um torrão único.

- conserve o queijo: se enrolar o queijo num pano umedecido com águasalgada antes de colocar na geladeira, você elimina os fungos que causam o mofo e que volta e meia aparece nos queijos.

- evitar fungos em peixes de aquário: colocar os peixinhos de água doce, por alguns minutos em água ligeiramente salgada, previne fungos nas escamas. Mas informe-se numa loja especializada em aquários, para não expor a vida dos bichinhos ao risco.

- para relaxar: para eliminar a tensão do dia a dia, massageie delicadamente a pele úmida com sal grosso depois do banho, espere 30 minutos e tome uma chuveirada só para tirar os grãos. Ele age como esfoliante, elimina células mortas da pele e ainda tem propriedades relaxantes sobre a musculatura.

- antipulgas: nos carpetes, tapetes, estofados e frestas do assoalho, polvilhe sal, deixe por algumas horas e recolha com aspirador, as larvas das pulgas são desidratadas e morrem na hora!

- antimofo: para tirar o mofo das roupas de cama que ficaram muito tempo guardadas, use 1 limão e 1 colher (café) rasa de sal, molhe o local manchado com essa mistura e estenda as peças ao sol do meio-dia por aproximadamente duas horas. O sal mata os fungos e o limão tira as manchas. Finalize a limpeza com uma lavagem completa.

- vida nova para as esponjas: depois de usadas, mergulhe as esponjas em água fria salgada. Elas ficarão como novas, porque o sal age como desinfetante.

Tudo bem, o assunto dessa semana foi meio mulherzinha, mas eu achei muito interessante mesmo, e a intensão aqui, com os posts semanais no Consuma com Moderação, é trazer matérias atuais, dicas úteis e usáveis.

Espero que tenham gostado e que sirva para todas vocês de algum maneira.

Beijos,

Vivi

fonte: Revista Máxima/ matéria: 10 jeitos de usar sal/ fev.2011
foto: pesquisa Google

Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.

Comente!

11 comentários:

Priscila Fernandes disse... [Responder comentário]

Nossa, eu adoro sal. Minha mãe fica só me alertando quanto à pressão alta, mas vou mostrar esse post pra ela! hehe

Rôôô!! Eu vou pra Miami em julho!! uhuu! Os documentos já estão certinhos, e a passagem vamos comprar hj! Não vejo a hora de julho chegar logo! =D

Pense no tanto de Sacolada Day que vai ter no blog (e sorteios tb!) hahaha

E obg pelos parabéns, xuxu!! \o/
Bjoos!
Prit
@sacolada

Cosméticos On disse... [Responder comentário]

Temos que ter cuidado com a ingestão de sal mesmo, mas o outro lado é que a gente quase não tem conhecimento, muito legais as dicas.

Lá no meu blog tem uma Rifinha pra rolar, se puder ajudar e participar, vou ficar muito feliz. Dps confira lá!

Bjks;D Cosmeticos On (Andréa)
http://cosmeticoson.blogspot.com

Jéssica S. Dal-Toé disse... [Responder comentário]

Bacanas as dicas heim
ja anotei algumas pra fazer aquii
:*

Mari - Ponto Cor de Rosa disse... [Responder comentário]

Eu consegui tirar muito o sal da minha alimentação.... Uso temperos mas puquíssimo sal...

Bjokas

Anônimo disse... [Responder comentário]

Muito legal saber das utilidades do sal!!Post super interessante!
Beijos
Jaque e Gra

Drika disse... [Responder comentário]

amei as dicas não sabia desses poderes do sal
obrigada por compartilhar
bjsss Drika

Camila Monteiro disse... [Responder comentário]

Viii, adorei saber essas utilidades todas...
Algumas delas vou usar com certeza...

ps: nao é a do chulé ta? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijaoooo

Ana Clara Gomes disse... [Responder comentário]

ótimas dicas!
beijos
http://umpoucodeana.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

ola!Vi oferecer um selinho q etsa na postagem de hj!Espero que goste!bjos

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse... [Responder comentário]

Ro, a Vivi arrasou mais uma vez, estas dicas são maravilhosas, algumas já sabia outras não, eu que moro em praia uso muito para tirar a umidade, bjs, Va.

Juliny Barreto disse... [Responder comentário]

Nossa fiquei boba com tanta utilidade pro Sal. ADOREI O POST... ADORO SEU BLOG!!!


Beijocas @juhbarreto
www.territoriodemeninas.blogspot.com
@TDMBlog

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by