segunda-feira, março 14, 2011

Post da Vivi - As fontes nutritivas do Salmão + Desafio

Há uns dias atrás, a Rô, postou aqui, uma receita de Frozen de Yogurt de Abacaxi, maravilhosaaaa (alguém fez? aprovou?). Pensando nesse propósito, resolvi trazer uma sugestão para à dona proprietária desse blog, rsrsrs. Na verdade, proponho um desafio, já que estamos na quaresma e muita gente nessa época só come peixe, que tal uma receita para a Sexta-Feira Santa, com um dos peixes mais deliciosos e nutritivos que já comi, o salmão?!? Saibam porque escolhi esse peixe ...


O salmão é um dos peixes que mais favorece a saúde, por carregar uma grande quantidade de ômega 3, uma gordura essencial na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2 e artrite. Além do ômega 3, o salmão traz outros nutrientes essenciais para a saúde:

* proteína - fundamental para a manutenção dos tecidos corporais, como o muscular, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos e também no fornecimento de energia;

* vitamina A - melhora a imunidade, atua na reprodução e desenvolvimento embrionário e beneficia a visão.

* vitamina D - previne doenças cardiovasculares e é importante para manter os ossos e os dentes saudáveis. Altos índices da substância ajudam a emagrecer.

* vitamina E - antioxidante, combate a ação dos radicais livres, afastando os sinais de envelhecimento precoce da pele.

* vitaminas do complexo B - preservam a saúde mental e também emocional.

* magnésio - fortalece a saúde dos ossos e dos dentes, previne câimbras e enxaqueca, além de agir no sistema nervoso.
 
* fósforo - participa do processo de manutenção dos ossos e dos dentes, melhora a resistência e fornece energia.


Quem precisa de mais motivos pra incluir o salmão na sua dieta? Ninguém né! Mas nada de exagero, porque as águas poluídas podem contaminar o salmão. O ideal é um filé de 180 g por semana. É o suficiente para acrescentar todos esses nutrientes ao seu dia a dia. Eu adoro salmão, é um dos meus peixes preferidos, o sashimi da espécia é o que mais me agrada e conhecendo todos os poderes nutritivos dele, gosto mais ainda.

E aí Rô, aceita o desafio? Que tal uma receita deliciosa, com um peixe tão saboroso e nutritivo, pra deixar nossos dias e a Sexta-feira Santa ainda mais especial?!?

Beijos,

Até a próxima!

Vivi
 
fonte: Revista Máxima/ mar 2011/ Reportagem: Presente do Mar
 
Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.


Comente!

14 comentários:

Blog Consuma com Moderação disse... [Responder comentário]

Oi Viviiii!!!
Eu amo salmão, como de 2 a 3 vezes por semana.
Vou colocar uma receita bem legal aqui, prometo!
Beijos,

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Blog Consuma com Moderação Obaaa, desafio aceito então né Rô, adorei, vou esperar uma delícia feita com salmão. Bjo

Juliana disse... [Responder comentário]

Adoro um salmão...
Seu blog é dez...

http://mentevaziaeoficinade.blogspot.com/

BY, Fabiana Bibi disse... [Responder comentário]

Eu faço assim,coloco o Salmão coloco azeite,alho picadinho,cebola,as vezez acaparras e até um pouco de suco de limão...e sal tampo com papel aluminio e deixo um pouco no forno,uns 10 minutos depois despanto e deixo dar um douradinnha,coisa rapida fica um delicia com salada,legumes...adoro!bjooos

Bonequinha de Luxo disse... [Responder comentário]

Vivi, eu adoro grelhado, amooooooooo, bjs, Va.

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Juliana Muito bom né Ju. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@BY, Fabiana Bibi Fabi deve ficar uma deliciaaa, receita anotada. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Bonequinha de Luxo Va, tbém adoro grelhado, regado com azeite, hum, deu água na boca, hahaha.

Bjo

Amandinha disse... [Responder comentário]

aiii Viviii
que deliciaaa
pelo menos pe um prato light e deliciosooo
bjs
amandinha

liasergia disse... [Responder comentário]

O problema é que o salmão que se encontra nas prateleiras do supermercado não é tão benéfico assim. Só encontramos salmão criado em cativeiro, de uma espécie diferente do salmão selvagem encontrado na América do Norte.

O senso comum tem como certo que a carne do peixe é rosa-alaranjado - ou, mais propriamente, 'salmão'. Só que a regra se aplica somente ao peixe de alto-mar, que passa a vida em liberdade no oceano para subir os rios na época da reprodução e morrer em seguida. Esse peixe é raro, caro, delicioso e belamente colorido por conta de sua dieta à base de camarão e krill.

No total, ele representa 5% do salmão vendido nos Estados Unidos, e praticamente não chega ao Brasil.
O restante, a maioria esmagadora do peixe encontrado nos mercados de todo o mundo, é criado em fazendas subaquáticas e tem cor muito sem graça, que vai do cinza ao bege-claro, passando no máximo por um rosa-pálido. Para ficar com o mesmo tom do salmão selvagem ele recebe uma ração com aditivos sintéticos, derivados de petróleo.

As substâncias astaxantina e cantaxantina são iguais às que, na natureza, tingem a carne do salmão. Em doses normais, são inofensivas e usadas também em outros tipos de alimento - por exemplo, na ração de galinhas, para que a gema do ovo fique mais amarela. Mas, em grandes quantidades, podem causar problemas de visão e alergias.

Além disso, estudos apontam que o corante (astaxantina) é tóxico e cancerígeno (100g de salmão com corante equivale em toxinas a 1 ano de enlatados).

O peixe, que recebeu a fama de super alimento, repleto de Omega 3, que combate o colesterol ruim, é antiinflamatório e traz inúmeros benefícios para o consumidor, não passa de um produto fake.

Para piorar a situação, muitas vezes os peixes são criados em ambientes anti-higiênicos, recebem antibióticos, tem o dobro de gordura (em sua maioria de gordura saturada - gordura ruim, e quase nada de Omega 3- gordura boa). Daí estes peixes recebem também altas doses de antibióticos e fungicidas (em função de graves problemas sanitários nas criações chilenas).

E quase todo o salmão vendido no Brasil vem do Chile!!

Quer dizer... você começa a consumir com frequência o salmão, querendo fazer bem a sua saúde, e sem saber vai acabar desenvolvendo problemas de saúde que você não tinha.

Eu passo muito, muito longe de salmão e de qualquer peixe criado em cativeiro.

Peixe bom, rico e saudável MESMO, é o peixe de pesca.


Abraços!

Chris Luchini disse... [Responder comentário]

Adoro Salmão de qualquer jeito!!! hahehaeh

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@AmandinhaEle é bem light mesmo né linda. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@liasergia Muito bom esse seu alerta Lia, não conhecia essas informações e acho estranho que nutricionistas e médicos não nos alertem sobre isso. É um risco que muita gente corre. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Chris Luchini Cris, adoro sashimi e grelhado. Bjo

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by