segunda-feira, março 28, 2011

Post da Vivi - "Meu coração, não sei porque..."


Muito comum entre nós mulheres é a preocupação diária com cabelo, corpo, pele, unhas, alimentação. Mas e com o coração no sentido de saúde você também se preocupa? Sabia que com a jornada dupla, e muitas vezes tripla das mulheres modernas, 92% delas estão propensas a desenvolver problema cardiovascular (segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard)? Mas algumas adaptações no dia a dia, no estilo de vida de cada uma, já garante saúde de ferro. Por isso trouxe algumas dicas e esse alerta para a partir de hoje ficarem atentas com esse orgão tão importante do corpo humano.

Em primeiro lugar, não adie mais aquele check-up, e fique sempre de olho nos resultados, níveis de colesterol, pressão arterial e glicose precisam estar sempre dentro do considerado normal, por motivos muito simples. Alta concentração de glicose lesiona os vasos sanguíneos, o colesterol é perigoso porque a gordura que ele transporta, que deveria ser eliminada pelo fígado, pode parar nas artérias e causar arterosclerose. E a hipertensão, conhecida de todos nós, é caracterizada pela maior pressão do coração ao fazer o sangue circular.

Bater papo com pessoas agradáveis, amigos ou amigas, dar risada, abaixa taxa de diabetes, pressão arterial e diminuem os riscos de depressão, isso porque é uma excelente maneira de aliviar estresse, que não faz bem ao coração. Em compensação, fuja das discussões, essa prática aumenta os níveis de estresse e da pressão arterial, mas não reprima seus sentimentos, diga sempre o que pensa, sempre que não gostar de algo, não faz bem ao coração, reprimir sentimentos.
 
Cuidados com o anticoncepcional também diminuem riscos de problemas no coração, isso porque algumas pílulas podem causar hipertensão e outras doenças. Por isso consultar um médico que as prescreva é importante, altos níveis de estrogênio trazem maior possibilidade de problemas. As pílulas com apenas progestagênio são as mais seguras para as mulheres com algum problema no coração. Cuidado com o sono, faz parte dos ítens que previnem esse tipo de doença, uma noite bem dormida, tranquila diminui em 45 % os riscos de chance de pressão alta.


Não protele mais o desejo de ter um animal de estimação, segundo pesquisas, os voluntários que tinham gatos, foram 40% menos propensos a morrer de ataque cardíaco. Outra prática recomendada é o ioga, isso porque as pessoas que aderem a essa prática tem taxas mais estáveis do coração. O ioga "tranquiliza" o sistema nervoso, o que acalma a respiração e o coração. Fazer sexo também é ótimo. Praticar relações sexuais 3 ou mais vezes por semana, diminui em metade a probabilidade de sofrer ataque cardíaco. O sexo alivia o estresse, queima calorias e melhora o relacionamento, ou seja, tudo o que beneficia o coração.

Por isso meninas, além dos cuidados com a beleza externa, cuidar do coração deve fazer parte do nosso dia a dia. Atitudes simples, mudanças mínimas nos hábitos usuais, devem fazer parte das preocupações diárias. Sem coração não há vida, nem beleza, nem unha, nem cabelo a ser cuidado. Pensem nisso!

Beijos

Vivi

fonte: Revista Shape
fotos: divulgação

Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.


Comente!

9 comentários:

Flávia Batista disse... [Responder comentário]

precisamos nos cuidar mesmo, até pq nos expomos a tantro stress diariamente com tantas tarefas que temos que estar a frente!

adorei o post
bjss

Lu Zeraik disse... [Responder comentário]

Realmente temos que tomar cuidado com a saúde!! As vezes corremos tanto que esquecemo de fazer aquele chek-up anual!! Muito bom o post!!!
Bjos!!

Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo disse... [Responder comentário]

Rô, Vivi, eu faço check up anualmente, pois tenho o pior tipo de hipertensão, silent killer, não tenho nenhum sintoma, e minha pressão vai a 19 20/10, mas está controlada com medicamento, a gente tem que se cuidar mesmo, bjs, Va.

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Flávia Batista vc tem razão Flá. Costumo dizer ao meu marido que sem saúde não dá pra fazer nada. Cuidar dela é sempre muito importante. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Lu Zeraik Lu, mesmo se não der pra fazer o check up anual, se prevenir é sempre um bom remédio. Bjo

Das Mariazinhas disse... [Responder comentário]

@Vanusa Rocha - Blog Bonequinha de Luxo Va, é muito alta mesmo sua pressão hein?!? Está certinha em se cuidar, essa doença é a pior, silenciosa, traiçoeira. Bjo

Hestia disse... [Responder comentário]

Eu não costumo me cuidar nesse sentido não ;(
Sei que faço errado..vou tentar mudar isso.

Tânia Neves disse... [Responder comentário]

Tem que se cuidar sempre né amiga? Tô com sdds de vc, sumiu do meu cantinho! Bjãoooooooooooooo

FedericcaSu disse... [Responder comentário]

puxa,meninas vamos nos cuidar

é bom revisar sempre.

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by