segunda-feira, junho 13, 2011

Post da Vivi - Inverno - época de Pinhão!


Não tem como fugir! Essa época do ano nos reserva algumas delícias e entre várias opções está o pinhão. Tem gente que não conhece nem nunca viu. Eu particularmente adoroooooo! E antes mesmo de saber todos os benefícios que essa semente nos traz já era adepta da iguaria.
 
O pinhão é uma semente rica em nutrientes como proteína, cálcio, fósforo e vitaminas A, B1 e C. Pode ser utilizado em bolos, tortas e pratos doces. Sua polpa deve ser consumida depois de cozida. Você pode conservá-lo em salmoura ou só cozinhar bem, acondicionar em um recipiente e congelá-lo. É preciso cuidado com a quantidade ingerida, já que ele é rico em proteínas e possui um teor de 50% a 60% de óleo. A recomendação é que se consuma 100g diárias, de 6 a 10 unidades.
 
 
Mesmo sendo um alimento calórico, seu consumo moderado, em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, principalmente o fortalecimento dos ossos por ser rico em fósforo e cálcio.
 
Ele fica delicioso se consumido puro com sal, uma pitada de orégano e pimenta do reino, aliás, é uma ótima dica de aperitivo.
 
 
Meninas, pra mim puro, sem sal, cozido, já é uma tentação. E vocês conhecem o pinhão? Já se deixaram levar por essa delicia?

Beijos,

Vivi

fonte: Revista Viva Saúde
fotos: Google
 
Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.



Comente!

9 comentários:

Vanessa disse... [Responder comentário]

Oi Vivi,

Que delicia de post! Eu amo essa epoca por causa dessas delicias, pinhao eu amo!

Inverno me acabo no caldo verde, sopa creme de ervilha com bacon, aspargos no pao italiano....epoca boa. Aqui eu nunca vi pinhao pra vender mas se acha castanha portuguesa, chamada kuri. Ela e mais adocicada e cremosa que o pinhao mas o pinhao ainda e top na lista.
Gosto de comer puro, faco tb uma farofa com ele e com carne seca desfiadinha!

Adorei conhecer mais sobre.
Bjs

Unknown disse... [Responder comentário]

Vivi,
quase não tem pinhão por aqui, mas eu também AMO!
Adoreia a dica dele com sal e pimenta como aperitivo, humm.
Beijos!

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@VanessaVan em alguns lugares aqui no Brasil é muito difícil encontrar também, imagino aí. Ele é comum no Sul aqui do Brasil. Mas olha, o difícil do pinhão é comer 10 hahahaha, come-se muito mais é uma delícia mesmo.

Bjo

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@Mercedes, D.De, sou apaixonada por pinhão, além de ser bom me remete ao tempo de infância em que meu pai comprava e comiamos aquela delicia. Só comi um outro fruto (acho que é fruto mesmo) parecido com pinhão e tão gostoso quanto... foi a pupunha lá do Pará. Eles cozinham e ela tem a consistência do pinhão, acompanha café preto, muito bom.

Bjo

Simone.K disse... [Responder comentário]

Adoooro pinhão!

Vivi Tassi disse... [Responder comentário]

@MonnyiiSomos duas então, hahaha. Bjo

Atelier da Filó disse... [Responder comentário]

Eu nem tt, mas marido adoooora pinhão.
Silvia
www.atelierdafilo.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Hummm, deu agua na boca !!
CONSUMIR SEM MODERAÇÃO ...rsss

Fran disse... [Responder comentário]

Oiii Vivi com esse friozinhoo vai muitoo bem, tb adooro pinhão!

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by