Olá meninas!
Estava lendo a revista Saúde desse mês, e encontrei uma reportagem super interessante, sobre uma das frutas que mais gosto. Ela é saborosa, e nos brinda com sua presença nos supermercados no início de cada ano. Tem cara de Brasil, mas é de origem asiática, chegou em terras tupiniquins trazida pelo portugueses em 1700. Boa sozinha, direto do pé, geladinha ou como suco, nossa estrela de hoje é a Manga.
Difícil alguém que não goste do sabor doce dessa fruta, e para quem não aprecia os vários tipos de manga que temos por aí, vou dar alguns motivos para quem sabe, começar a experimentá-la em pratos como, salada de rúcula com tomate cereja, mussarela de búfala, lascas de parmesão e claro pedaços da fruta, hummm, delícia!
A manga é um alimento rico em polifenóis, um antioxidante que combate os radicais livres e consegue provocar a morte de células tumorais. Um estudo feito em uma Universidade dos Estados Unidos, mostra que a fruta é benéfica contra tumores de pulmão, próstata e até leucemia. Mas o maior efeito é na prevenção dos cânceres de mama e cólon, isso porque a maioria dos polifenóis não é absorvido pelo intestino delgado, assim alguns chegam ao intestino grosso, modulando sua fibra, por isso contribuem para reduzir o risco de câncer de cólon.
No caso do câncer de mama, primeiro os polifenóis evitam que os radicais livres provoquem danos ao DNA, caso isso não seja possível e ocorram estragos, eles aceleram o processo de regeneração do DNA, por fim, se for inevitável, os polifenóis provocam a morte da célula defeituosa, e não causam nenhum problema às células que ficaram sadias.
Se mesmo assim você ainda não está convencida de que essa fruta é um alimento mais que saudável, fique sabendo que a manga ainda tem vitaminas A e C, que juntas garantem equilíbrio para o ano e por toda a vida. A vitamina A fortalece o sistema imunológico por produzir células de defesa, além disso garante a saúde da visão, mantém a saúde da pele, previne o aparecimento de acne e ajuda na cicatrização de feridas. A vitamina C é antioxidante, aumenta a absorção de ferro e contribui para formação de colágeno, proteína fundamental para a elasticidade da pele. Cada 100 g,ou seja, meia manga, possui metade da nossa necessidade diária de vitamina C.
Há vários tipos da fruta:
Tommy Atkins - tem cor laranja-amarelada. Sua polpa é firme e suculenta, com teor médio de fibras. É a variedade mais produzida no mundo. Tem 51 calorias.
Palmer - é grande, alongada e com casca alaranjada. Quando madura fica mais vermelha, tem polpa firme, nada fibrosa e de aroma suave. Tem 59 calorias.
Haden - tem casca fina e lisa, além de uma coloração que vai do amarelo ao vermelho brilhante, a polpa é amarelo-escura e pobre em fibras. Tem 64 calorias.
Rosa - é original de pernambuco, possui casca espessa e a polpa é amarelo-ouro. Tem pouca fibra e rende bem para o preparo de sucos. Fornece 70 calorias.
Se quiser diminuir as calorias, ou não saboreá-la inteira, é só colocar a manga em sucos, drinques e como eu já tinha dito, saladas. Se for fazer o suco da fruta, melhor não coar (por causa das fibras) e consumir logo em seguida, para desfrutar todos os benefícios de que ela dispõe.
Vale a pena adicionar ao cardápio um alimento tão saboroso e ao mesmo tempo saudável. Mais importante que estar no peso ideal, ou ser uma modelo "plus size", é ter saúde, saber incluir na dieta alimentos que nos tragam benefícios para toda uma vida.
Beijo,
Vivi
fonte: Revista Saúde, jan/2011, reportagem Sabor de Manga
fotos: pesquisa Google