segunda-feira, maio 09, 2011

Post da Vivi - 10 Frutas e seus benefícios


Infelizmente no Brasil o hábito de comer frutas ainda não é grande, somente 18,9% da população consome as cinco porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Talvez nem todo mundo saiba que além do sabor agradável, as frutas contém fibras e fitoquímicos, capazes de reduzir os riscos de vários tipos de câncer, além claro, de serem aliadas contra envelhecimento. Além disso, com a chegada do inverno, a tendência é diminuir ainda mais o consumo desse alimento, e dos seus derivados como os sucos.

Mas se você não faz parte dessa estatística negativa, ou se quer adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, conheça as propriedades de dez delas e os benefícios dessa dieta:

Banana - Mais brasileira impossível. Rica em potássio ajuda a regular a pressão arterial, e em vitaminas do complexo B e C. Além disso é ideal para ser consumida entre as refeições, por ser rica em triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem estar, isso evita que você caia na tentação do docinho.
 
Melancia - Rica em betacaroteno, é uma das frutas que mais contém água, e vitaminas do complexo A e B. Limpa o sistema digestivo, tanto o estômago, quanto o intestino.
 
 
Pera - Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.

Laranja - Além da riqueza em vitamina C, estudos revelaram que a laranja tem mais de 170 tipos de fitoquímicos que são compostos anticancerígenos. O consumo regular da laranja, diminui a incidência de câncer de pulmão e estômago.

Limão - Rico em vitamina C, ajuda na absorção do ferro, antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao câncer. Além disso estudiosos descobriram que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e triglicérides.
 
Goiaba - Rica em licopeno, apontado como redutor do risco de câncer, principalmente o de próstata, e ainda neutraliza a ação dos radicais livres e estimula o sistema imunológico.
 
 
Morango - Como toda fruta vermelha contém catequinas um fitonutriente rico em antioxidante e polifenóis, substância também encontrada no vinho e que exerce proteção contra doenças vasculares, principalmente as relacionadas ao coração.

Uva - Segundo estudos realizados pela USP, o bagaço da uva reduz o risco de doenças cardiovasculares por conter resveratrol. Ainda contém quercetina, uma substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavonóides que são antioxidantes e combatem o mal colesterol.

Abacaxi - A bromelina encontrada na fruta auxilia na digestão de carnes e outras proteínas.

Mamão - A papaína é altamente digestiva e possui ação laxante.

Estão vendo meninas, na nossa natureza temos alimentos que nos prestigiam com vários nutrientes e que fazem muito bem a nossa saúde. O melhor é que a cada estação do ano, as opções são diferentes e podemos variar. Eu amo frutas, não consumo cinco porções diárias, mas no meu café não pode faltar mamão papaia e nos intervalos das refeições a banana, pra fugir da tentação dos doces, hahaha. Fica a dica!

Beijos,

Vivi


Viviane Tassi é autora do Blog Das Mariazinhas e colaboradora do Blog CCM.

Comente!

1 comentários:

Airomar Leal disse... [Responder comentário]

frutas é tudo de bom né??!!! adoro.
bjs

 
Copyright 2011 - Consuma com Moderação
Child Theme and Design by